Diagnóstico 3D

Diagnóstico 3D

Todo o tratamento ortodôntico deve ter início no diagnóstico correto e preciso para que possa ser realizado da melhor maneira possível, possibilitando assim a concretização dos objetivos clínicos . O diagnóstico ortodôntico mais utilizado ainda é baseado na interpretação de imagens radiografias bidimensionais, a telerradiografia e a panorâmica. Este tipo de avaliação é sim de grande valia para o diagnóstico, mas apresenta limitações pela grande quantidade de sobreposições de estruturas e no fato de não prover uma avaliação tridimensional do paciente. Para suprir esta lacuna o diagnóstico ortodôntico realizado por meio de imagens tridimensionais tem se tornado o padrão ouro do diagnóstico em ortodontia.
Este tipo de avaliação possibilita uma visualização tridimensional do paciente e sua observação de uma maneira mais individualizada e precisa. A maneira mais simples de realizar este tipo de avaliação se dá por meio dos protocolos tridimensionais, que são a reconstrução 3D das estruturas da face e ATM, que são mensuradas e comparadas entre si e agrupadas de modo a criar um entendimento e raciocínio lógico em direção ao diagnóstico individualizado e preciso.
Na Ortogeo os alunos tem a possibilidade de conhecer este tipo de tecnologia de diagnóstico e aprender a visualizar seus pacientes nas três dimensões do espaço, tornando o planejamento mais fácil e assertivo mesmo para os casos mais complexos.